Vampiro - A Máscara
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Força de Vontade

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Mensagem por Mestre do Jogo Qui Jun 28, 2012 11:40 pm

Força de Vontade


A Força de Vontade mede a força interior e a competência de um personagem para superar situações desfavoráveis. Ao contrário das outras Características, a Força de Vontade tem tanto um nível "permanente" como um nível "atual". O nível permanente é jogado ou testado, enquanto o nível atual é "gasto". Quando um jogador gasta um ponto da Força de Vontade de seu personagem, ele deve riscar um dos pontos atuais em sua ficha (os variáveis) e não os pontos permanentes. O nível permanente se mantém constante - e se o personagem precisar por alguma razão jogar contra sua Força de
Vontade, ele deve se basear neste nível. Os pontos atuais são usados durante a história.

Os pontos atuais de Força de Vontade de um personagem normalmente variam bastante
durante uma história ou trama. Ela reduz em um ponto toda vez que o personagem se esforça para realizar ações extraordinárias, como manter o autocontrole ou obter um sucesso automático. Com o tempo, o personagem não terá mais pontos de Força de
Vontade e não será capaz de realizar o esforço que ele podia antes. Um personagem sem pontuação atual de Força de Vontade está esgotado mental, física e espiritualmente e terá grande dificuldade em fazer qualquer coisa, pois não pode mais reunir suas forças em prol de uma ação ou causa.

Os pontos de Força de Vontade podem ser recuperados durante o curso de uma história (veja abaixo); mesmo assim, é aconselhável que os jogadores tenham cuidado e sejam econômicos ao usar seus pontos atuais de Força de Vontade.

Como a Humanidade, a Característica Força de Vontade é medida em uma escala de l a 10 e não de l a 5.

Pontos
1 Covarde
2 Fraco
3 Inseguro
4 Hesitante
5 Certo
6 Confiante
7 Determinado
8 Controlado
9 Vontade de Ferro
10 Inabalável

USANDO FORCA DE VONTADE

A Força de Vontade é uma das Características mais ativas e importantes em Vampiro: A Máscara. Durante o jogo, devido às diversas formas de se empregar, recuperar e usar a Força de Vontade, ela flutua mai s do que qualquer outra Característica (juntamente com os Pontos de Sangue). A Força de Vontade é uma Característica muito versátil, e por isso, assegure-se de entender como ela funciona.

• Um jogador pode usar um ponto de Força de Vontade para obter um sucesso automático em uma ação simples. Apenas um ponto de Força de Vontade pode ser usado desta forma em cada turno, mas o sucesso é garantido e não pode ser cancelado, nem mesmo por falhas criticas. Ao usar um ponto de Força de Vontade desta maneira, é
possível ser bem sucedido em uma ação simplesmente através do uso da concentração. Em ações prolongadas, estes sucessos adicionais podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Observação: Você precisa declarar que está usando a Força de Vontade antes de realizar a jogada da ação do personagem; você não pode cancelar retroativamente uma falha crítica ao us ar um ponto de Força de Vontade no último minuto. O Mestre do Jogo sempre pode declarar que não se podem usar pontos de Força de Vontade em determinadas ações.

•Algumas vezes, o Mestre do Jogo irá determinar que um personagem automaticamente executou uma ação, baseado em seu instinto ou impulso - como afastar-se de um chama ou pular para longe de um rastro de luz do sol filtrado através da janela. O Mestre do Jogo pode permitir que o jogador use um ponto de Força de Vontade para evitar esta ação. Observe que, de acordo com o entendimento do Mestre do Jogo, o instinto poderá voltar; um jogador pode ter que usar múltiplos pontos de Força de Vontade durante alguns turnos para manter seus instintos sob controle. Algumas vezes, os impulsos podem ser controlados pela vontade do personagem; outras vezes, contudo, o personagem não tem escolha a não ser seguí-los (quando o personagem não tem mais pontos de Força de Vontade ou não deseja mais usá-los).

• Com a permissão do Mestre do Jogo, um ponto de Força de Vontade pode ser usado para evitar que uma perturbação se manifeste. Eventualmente, se pontos suficientes de Força de Vontade forem usados (a ser determinado pelo Mestre do Jogo), a perturbação pode ser superada e eliminada, à medida que a persistente negação à perturbação vai curando a aberração. Os Malkavianos não podem eliminar suas perturbações iniciais, apesar de poderem usar sua Força de Vontade para negá-las por um curto período de tempo.

• Através do uso de um ponto de Força de Vontade, as penalidades de ferimento podem ser ignoradas durante um turno. Isto permite que o personagem supere a dor e o sofrimento a fim de realizar um último ato de heroísmo (ou vilania). Contudo, personagens em torpor ou incapacitados não podem usar pontos de Força de Vontade desta forma.


RECUPERANDO FORÇA DEVONTADE

Pontos de Força de Vontade podem ser tanto usados como recuperados. As situações a seguir fazem com que o personagem recupere um ou mais pontos de Força de Vontade, contudo, o nível da reserva de Força de Vontade de um personagem nunca pode superar o seu nível permanente. A única maneira de se elevar o nível permanente de Força de Vontade é através do uso de pontos de experiência.

Geralmente, o nível da reserva de Força de Vontade de um personagem é restaurado quando ele alcança um objetivo ou tem a oportunidade de restaurar sua autoconfiança. Em última instância, maneiras específicas de se recuperar pontos de Força de Vontade
são deixadas a cargo do Mestre do Jogo, prudente ao permitire que seus personagens
recuperem os pontos de Força de Vontade; esta é uma Característica versátil e poderosa e permitir que os personagens dependam muito dela pode retirar muitos dos desafios da história.

• Os pontos de Força de Vontade de um personagem são reabastecidos por completo após ele passar um dia (on game) dormindo. O Mestre do Jogo pode fazer restrições quanto a isso, exigindo que o personagem alcance (ainda que parcialmente) um objetivo que fortaleça a sua auto-estima. Se por exemplo, a história terminar em um beco sem saída para os personagens, que não conseguiram destruir um ancião poderoso e corrupto, mas pelo menos obstruíram seus planos imediatos, permita que eles reabasteçam seus pontos de Força de Vontade.

• (Opção do Mestre do Jogo) Todos os personagens recuperam um ponto de Força de Vontade no começo da noite, ou dia, no caso dos Humanos, ao despertarem.

Isso torna fácil a contabilidade e permite um fluxo constante de reabastecimento da reserva de Força de Vontade. Quando os personagens acordam em um refúgio comunitário, por exemplo, todos eles recuperam um ponto de Força de Vontade
imediatamente.

• (Opção do Mestre do Jogo) Se um personagem atingir uma meta extraordinária ou cumprir um objetivo notável, o Mestre do Jogo pode recompensá-lo com um a três pontos de Força de Vontade. Se, por exemplo, um personagem Rebelde se opuser radicalmente a um ancião poderoso e o ancião posteriormente se revelar como um espião do Sabá, este personagem deve ser recompensado com um ponto de Força de
Vontade.

O Mestre do Jogo cria o seu próprio sistema ou que modifica o sistema apresentado aqui para que ele se adapte melhor ao estilo de jogo de seu grupo. Certamente, a maneira usada pelo Mestre do Jogo para permitir, ou não permitir, o reabastecimento da reserva de Força de Vontade pode determinar o temperamento global da trama.
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